Sindicatos cobram e Santander adota novas medidas para enfrentamento da Pandemia
Após diversas conversas entre o Movimento Sindical e o Santander, o banco decidiu implantar várias medidas para ajudar na superação desse momento pelo qual passa a sociedade brasileira e em especial os Bancários. As principais medidas são:
1-Rede de agências: segundo o banco será fechado um grande número de lojas nas próximas duas semanas e o horário de atendimento ao público será reduzido para até 14h. A equipe de varejo informará quais lojas estarão temporariamente fechadas, e as equipes dessas lojas poderão ser direcionadas para ajudar no atendimento aos clientes de forma remota.
2-Atendimento: o Santander diz que orientará os clientes, enviando comunicação específica, para que privilegiem o uso dos canais digitais.
3-Banco informou que antecipará 100% do 13º salário a todos, com pagamento já no próximo dia 30 de abril.
4-Banco reforçou a disponibilidade do PAPE (atendimento psicológico durante a pandemia) 24 horas por dia, 7 dias na semana.
O banco também garantiu ao Sindicato que o atendimento ao público nas agências será apenas para serviços essenciais, como pagamento de benefícios e desbloqueio de cartões. Para isto será mantido um contingente mínimo de funcionários que pode variar entre 15% e 40% do quadro, a depender da localidade e do fluxo de pagamentos. Informou ainda que os departamentos também terão redução do quadro no presencial.
O movimento sindical discordou da compensação de horas extras e vai exigir o cumprimento da Convenção Coletiva.