11 de Junho, 2022

Reino Unido começa testar semana de 4 dias de trabalho

Por MARCOSCAL
Trabalho e bem-estar
Jornadas de trabalho reduzidas estabelecidas em semanas curtas podem impactar o bem-estar dos trabalhadores (Imagem: Elisa Ventur/Unsplash)

Quem nunca desejou uma semana mais curta de trabalho que atire a primeira pedra. Mas, para milhares de trabalhadores do Reino Unido, esse desejo se tornou realidade.

Nesta semana, iniciando na segunda-feira (6), parte dos britânicos experimentaram o maior teste do tipo: uma semana de trabalho de quatro dias. E tudo sem corte em salários.

100% do salário para 80% do trabalho

O projeto piloto durará seis meses e envolve 3.300 trabalhadores de 70 empresas, das mais diversas áreas: de serviços financeiros a restaurantes.

Durante o programa, os trabalhadores recebem 100% do salário por trabalharem 80% da semana habitual, mas com promessa de manter 100% da produtividade.

O programa está sendo executado pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global, Autonomy, um think tank e pela 4 Day Week UK Campaign em parceria com pesquisadores da Universidade de Cambridge, da Universidade de Oxford e do Boston College, como divulgou a CNN Business

Fonte: MoneyTimes